EMAA - Educação, Meio Ambiente e Administração: Cancelamento do Enem causa apreensão em instituições de ensino e estudantes

O ARANHA

DESTAQUES

MATERIAL DE LIMPEZA

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cancelamento do Enem causa apreensão em instituições de ensino e estudantes

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) não cogita modificações no ingresso dos candidatos aos Bacharelados Interdisciplinares (BI) e aos Cursos Tecnológicos Superiores (CTS), que se darão via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem, que teria provas aplicadas neste fim de semana, teve a data adiada pelo Ministério da Educação, nesta quinta, após confirmação de fraude no processo. As provas vazaram e foram oferecidas por R$ 500 mil ao Jornal Estado de São Paulo, que fez a denúncia da fraude.


A Bahia é o terceiro estado do país em volume de inscrições no Enem, com 407 mil candidatos, e Salvador é a segunda capital com mais inscritos (131,4 mil) atrás somente de São Paulo (234,1 mil). Na Ufba, 1.555 vagas das 7.886 oferecidas serão preenchidas com base na nota obtida pelos candidatos no Enem.

O reitor da instituição, Naomar Almeida, afirmou que também vai manter as datas já definidas para o vestibular 2010. Este aplicará provas apenas para candidatos aos cursos de progressão linear - aqueles nos formatos tradicionais. Os inscritos para os BIs e CTS não precisam fazer o vestibular, já que usam a avaliação do Enem como forma de ingresso na universidade. As provas da 1ª etapa estão marcadas para 15 e 16 de novembro, e da 2ª para o período entre 13 e 18 de dezembro.

A mudança que podem vir a ocorrer na Ufba, segundo o pró-reitor de graduação, Maerbal Marinho, será no calendário acadêmico. Marinho disse que a universidade aguarda definições de Brasília para pensar numa solução para seu calendário, que deverá ser afetado com a alteração da data do Enem. Pela estimativa do ministério, os resultados do Enem seriam divulgados por volta do dia 10 de fevereiro. O problema é que as matrículas na Ufba estão programadas para esta data, e as aulas teriam início em 26 de fevereiro.

Já a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que utilizará o Enem como fase única para 70% das vagas, informou que deve alterar a data para a seleção dos estudantes, antes prevista para 8 de janeiro. Entretanto, ainda não divulgou prazos. No caso das universidades estaduais da Bahia, não houve adesão ao Enem como forma de ingresso nos cursos. Nas particulares, a adoção do Enem como forma de avaliação é variável. O exame pode representar uma porcentagem na nota final, ser usado para ingresso direto sem realização de vestibular ou mesmo oferecer descontos na mensalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário