EMAA - Educação, Meio Ambiente e Administração: Interdição na Orla complica chegada de vestibulandos à UFBA

O ARANHA

DESTAQUES

MATERIAL DE LIMPEZA

domingo, 15 de novembro de 2009

Interdição na Orla complica chegada de vestibulandos à UFBA


Interdição na Orla complica chegada de vestibulandos à UFBA



A interdição da Avenida Oceânica, entre o Rio Vermelho e o Farol da Barra, para a realização da I Corrida Farmácia Bompreço, causou transtorno a muitos estudantes que se encaminhavam para fazer o primeiro dia de provas do Vestibular UFBA 2010 no Campus Ondina, neste domingo, 15, em Salvador. As provas começaram às 8h, mesmo horário marcado para o início da corrida. Ao todo, mais de 37 mil estudantes prestam o vestibular da Ufba, que se encerra amanhã.

Segundo informações de pais de alunos, a interdição provocou engarrafamento na Avenida Garibaldi, único acesso possível ao Campus diante da interdição, e dificultou o acesso dos vestibulandos. Muitos optaram por descer dos veículos em que estavam e ir andando até o local das provas.

Foi o caso de Vítor Pereira Rocha que, por pouco não conseguiu chegar a tempo de fazer as provas. O pai dele, Durval Teixeira Rocha Neto, afirma que o filho só não se atrasou porque desceu do carro e foi correndo até o local de provas. "É um absurdo. A prioridade de nossa terra tem de ser educação e não festa", afirmou.

Felipe Guimarães, que presta vestibular para o curso de Direito, também foi um dos prejudicados. A mãe dele, Maria das Graças, afirma que saiu de sua casa, na Pituba, para levar o filho às 7h, mas o rapaz só conseguiu chegar às 7h55. Foram 55 minutos para um percurso que em condições normais pode ser feito em 15.

Por e-mail, leitores do A Tarde On Line se mostraram indignados com o ocorrido. A leitora Alvina Timbo, por exemplo, qualificou a realização da corrida neste domingo de "irresponsabilidade". Segundo ela, houve um "grande engarrafamento" nas imediações do Campus e "muitos estudantes, que se esforçaram o ano todo, perderam o vestibular por causa desta confusão".

utros leitores descreveram a cena ocorrida nesta manhã. "O que se viu foi uma multidão de jovens deixando os automóveis e coletivos e correndo apavorados pela Av. Garibaldi para tentar alcançar os portões ainda abertos", explicou o leitor Jadson. "Prefeitura e a Transalvador não deveriam ter permitido esta interrupção no trânsito da orla de Ondina", afirmou o leitor Ademir Matos. Para o Antônio Magno, houve "desespero e sufoco" para os vestibulandos. Ele lamentou "a falta de divulgação nos meios de comunicação" das interdições ao tráfego.

Transalvador - O coordenador do plantão da Transalvador, Ivaldo Coelho, confirmou que o acesso à UFBA foi complicado para os alunos por conta da interdição. Segundo ele, o acesso à Avenida Adhemar de Barros só foi possível pela Garibaldi, o que deixou o trânsito congestionado. Coelho afirma que a autorização para interditar as ruas foi dada pelo Superintendente da Transalvador, Matheus Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário