EMAA - Educação, Meio Ambiente e Administração: Professor da rede pública tem 21 mil vagas em pós-graduação grátis

O ARANHA

DESTAQUES

MATERIAL DE LIMPEZA

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professor da rede pública tem 21 mil vagas em pós-graduação grátis


Professores da rede pública municipal e estadual que não são graduados ou atuam em áreas diferentes da formação podem se inscrever até o dia 30 na Plataforma Freire. Trata-se de um programa de formação que beneficia docentes com a primeira licenciatura, segunda licenciatura e pós-graduação, além de outros cursos, em uma parceria do Ministério da Educação com instituições públicas de ensino superior e secretarias de educação de estados e municípios de todo o Brasil.


A primeira licenciatura se dá nas modalidades presencial ou a distância em todas as áreas do conhecimento. A segunda licenciatura só pode ser feita por docentes que estão em desvio de função.

São oferecidos, também, cursos de capacitação com duração média de oito meses e pós-graduação lato sensu (especialização) em áreas específicas ou em temas transversais com foco em meio ambiente e sustentabilidade, educação étnicorracial e direitos humanos.

A Bahia é o Estado com maior oferta de vagas (50 mil). Deste quadro, 21 mil oportunidades são destinadas aos cursos de pós-graduação e capacitação que serão todos feitos a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do governo federal que reúne todas as universidades públicas para capacitação do País.

Custos - Os custos da formação do professor são de responsabilidade do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), enquanto que Estado e municípios arcam com a acomodação, transporte e alimentação do docente. “Estado ou município tem a obrigação de arcar com este custo”, diz o diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho.

Atualmente, 75% dos profissionais municipais não são graduados, contra 8% do Estado. “Antes, o professor queria se especializar mas não tinha dinheiro para investir. Quando faz uma graduação ou pós, isso o beneficia no plano de carreira porque o salário aumenta a depender da quantidade de títulos”, afirma.


SERVIÇO

Passo a passo:

1 - Acesse a ficha de inscrição no site da plataforma
2 - O professor deve escolher a formação desejada e atualizar ou cadastrar os dados. Mais de 20 mil professores já se inscreveram
3 - Feito este processo, a Secretaria da Educação fará triagem das informações e consulta em seus arquivos antes de validar a inscrição
4 - O ano letivo começa em março de 2010
5 - Na modalidade presencial, são 29 mil vagas para universidades estaduais ou federais da Bahia. O projeto faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do MEC

Fonte: MEC e SEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário