Tranquilo, sem congestionamentos ou grande número de estudantes barrados nos portões por conta de atrasos. Foi assim o primeiro dia do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Salvador, neste domingo. O processo seletivo, ao todo, vem sendo aplicado em 23 cidades do interior e mais a capital baiana, somando 44.047 candidatos que concorrem a 7.620 vagas em 133 opções curriculares, 46 delas bacharelados e outras 87 licenciaturas. Hoje é o último dia do vestibular.
No Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, os portões foram fechados, ontem, às 7h52, e apenas três candidatos apareceram depois do horário.
“Ôxe, não era (para fechar os portões) às 8 horas?”, questionou um dos jovens que chegaram atrasados. Os portões, na verdade, tiveram o fechamento marcado para as 7h50, com início das provas às 8h. No Colégio Iceia, Barbalho, não foi registrado nenhum atraso. Já no Colégio Estadual Manoel Novais, a coordenadora relatou que houve um candidato que não chegou a tempo de fazer a prova.
Mas o número de ausências foi significativo em algumas instituições de Salvador. No Colégio Estadual Manoel Novais, por exemplo, 16,48% dos inscritos não comparecem, totalizando 137 dos 831 candidatos. Uma proporção menor foi calculada no Colégio Iceia. Houve uma taxa de 9,38% de abstenção, sendo 138 estudantes a menos do que os 1.470 que realizariam a prova.
Adiantado - Quem não queria perder a chance de entrar em uma universidade pública fez como o estudante Alisson Pereira de Souza, que chegou ao colégio em que iria realizar a prova uma hora antes de os portões serem fechados. Estava confiante, apesar de ter a dimensão do seu desafio. “O curso de direito é bastante concorrido”, avaliou.
Uma novidade este ano foi a expansão das provas, em Salvador, para uma escola localizada no subúrbio ferroviário: o Colégio Estadual Praia Grande, em Periperi. Facilitou a vida de gente como a estudante Natasha Lima, que realizou a prova a cinco minutos de casa. “Todas as pessoas da minha sala fizeram prova aqui”, comentou Natasha, que prestou vestibular para turismo.
Para os estudantes Maiara Lacerda e Felipe Duarte, as provas de ontem estavam fáceis e o tema da redação ajudou bastante. “Era sobre violência. Estava fácil, mas o problema é que facilita para todo mundo”, avaliou Maiara, que, à semelhança de Felipe, tenta entrar no curso de enfermagem. “A prova de matemática é a que pega muita gente”, comentou Felipe, referindo-se à prova deste domingo.
Neste domingo foram realizadas provas de redação, língua portuguesa e estrangeira, além de ciências humanas (história, atualidades e geografia). Nesta segunda é a vez de matemática e ciências naturais (física, química e biologia).
Os gabaritos das provas realizadas ontem e hoje serão divulgados na próxima terça-feira, a partir das 14 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário