EMAA - Educação, Meio Ambiente e Administração: Chuvas causam transtornos em Salvador

O ARANHA

DESTAQUES

MATERIAL DE LIMPEZA

domingo, 19 de abril de 2009

Chuvas causam transtornos em Salvador


A continuidade das chuvas que atingem Salvador desde a madrugada de sábado vem causando transtornos na cidade. Entre as 0h e 10h deste domingo, 19, a Codesal regitrou 21 ocorrências na cidade, nenhuma com vítimas. Quedas de árvore, deslizamentos de terra e ameaça de desabamento estão entre os principais casos. Em alguns bairros, a chuva provocou queda na rede de energia elétrica e interrupção no abastecimento de água.


Por volta das 6h, uma galeria de águas pluviais estourou fazendo ceder o asfalto na Via Regional, próximo à subida de Cajazeiras VIII. O acidente abriu uma cratera de aproximadamente 4m x 10m na pista, interrompendo o tráfego nos dois sentidos e causando a suspensão do abastaecimento de água em quatro bairros. Moradores de São Marcos, Sete de Abril, Cajazeiras X e Cajazeiras XI estão sem água. Técnicos da Embasa já estão trabalhando na área para a avaliar a dimensão dos danos provocados pelo rompimento, que acreditam ter sido causado pelo grande volume de água. Ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado. A pista irá permanecer fechada durante todo o dia e agentes da Transalvador também estão no local.TRANSTORNOS - Em outros bairros, um dos principais problemas é a falta de energia elétrica.


Alguns pontos da cidade estão sem energia elétrica há mais de 24 horas. Moradores de Periperi, por exemplo, cujo fornecimento de energia foi interrompido por volta das 23h50 de sexta-feira, 17, já começaram a jogar comida no lixo."Só não perdi todos os alimentos da geladeira porque levei para a casa de um parente", comenta Andréia Silva Santos, moradora do bairro. Ela está preocupada também com a segurança na região, já que não há iluminação à noite.


Na Rua Santa Maria, também em Periperi, os moradores estão sem luz desde as 2h de sábado. A interrupção do fornecimento foi causada pelo tombamento de um tamarindeiro de cerca de 10m de altura no pátio da Escola Praia Grande. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o acidente causou o “desarme dos alimentadores”."Imagina o que é ficar dois dias sem energia? Perdi carnes e frutas e ainda tenho medo de ter estragado a geladeira", lamenta a dona de casa Elenita de Jesus.


Segundo os moradores, cerca de 50 casas nas proximidades da escola estão sem energia.A estudante de direito Daiana Sabadini, que mora na Rua Santa Maria, diz pretendia adiantar alguns trabalhos acadêmicos durante o final de semana e não pôde fazê-lo. “Agora estou com vários trabalhos atrasados". Como a dona de casa, ela também teme que seu equipamento possa ter sido queimado.Técnicos da Coelba estiveram no bairro e afirmaram que, para que a energia fosse restabelecida, a Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codesal) teria que podar e retirar a árvore, já que os galhos causaram o desencapamento de parte da fiação.


LIXO - As chuvas fortes também fizeram se agravar um problema já enfrentado há meses por moradores e comerciantes da Rua 11 de Novembro, em Santa Cruz. Por volta das 8h eles fecharam a pista com dois conteiners de lixo para protestar contra ao acúmulo de lixo no local e ao consequente alagamento da rua. A passagem está sendo possível apenas para carros pequenos e uma fila de ônibus já se formou na rua."Queremos chamar a atenção da prefeitura para que esse problema se resolvido", explica o comerciante Luiz Carlos Gil, 38. Segundo ele, os dois conteiners servem para recolher lixo da rua inteira e normalmente fica cheio ainda no início da noite. "De manhã está tudo espalhado, cheio de ratos e bichos, e o caminhão de coleta só passa por volta das 12h" comenta.A situação, segundo o comerciante, só fez se agravar com a chegada das chuvas. "Os conteiner ficam ao lado de uma boca de lobo, que com tanto lixo, entupiram e a rua ficou toda alagada", detalha. Ele afirma ainda que mais de uma vez os moradores já entraram em contato com a Limpurb para tentar resolver o problema, sem sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário