A primeira estação de verificação da qualidade do ar que se respira em Salvador já está em pleno funcionamento. Ela faz parte da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar e está instalada na sede da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), no CAB.
Segundo o boletim informativo emitido pelo equipamento no final da tarde desta terça-feira, 14, durante o lançamento oficial do programa, a qualidade do ar na região da Avenida Paralela era considerada “boa”.
“O monitoramento tem como objetivo levantar dados que permitam subsidiar iniciativas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade e em nosso estado”, explica o gerente de Laboratório e Monitoramento da Cetrel, Eduardo Fontoura. Segundo Fontoura, “somente a rede em si não resolve a questão da qualidade do ar, mas ajuda na tomada de decisão por parte do poder público”, avalia.
Tempo real - O projeto prevê ainda a instalação de outras nove estações de monitoramento (uma delas móvel), no Rio Vermelho, Rótula do Abacaxi, Campo Grande, Av. Tancredo Neves/ ACM, Calçada, Pirajá, Parque da Cidade e Dique do Tororó. Além disso, dez tótens com monitores de LED também deverão ser implantados, fornecendo as informações em tempo real à população. As avaliações variam de “crítica” a “boa”.
As medições são realizadas a cada 15 minutos e o resultado é divulgado a cada hora, atualmente nos sites da Cetrel (clique aqui para acessar) e do Instituto do Meio Ambiente (clique aqui para acessar). Serão coletados mais de três milhões de dados por ano sobre temperatura, umidade, radiação solar, poluentes atmosféricos e concentração de elementos químicos.
O monitoramento do ar é também um dos pré-requisitos da Fifa para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Salvador é a primeira cidade do Norte e Nordeste a contar com esse tipo de sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário